Caso esteja interessado nesta formação Inscreva-se
18 a 26 Abril | PORTO | 24 HORAS
O futebol vive uma transformação acelerada impulsionada pela Inteligência Artificial e pelo uso massivo de dados.
Os clubes e departamentos de scouting mais avançados já recorrem a algoritmos, machine learning e ferramentas de visualização para identificar talento, otimizar decisões e reduzir o erro na avaliação de jogadores.
Em Portugal, esta realidade ainda está em fase inicial, criando uma oportunidade estratégica para formar profissionais capazes de integrar competências digitais com o conhecimento tradicional de observação desportiva.
O curso “IA Aplicada ao Scouting” responde diretamente a essa necessidade, fornecendo uma formação prática e atualizada, que permite aos participantes dominar ferramentas de IA, Big Data e automação de relatórios, aplicando-as imediatamente no contexto profissional.
LIMITADO A 25 LUGARES
Conceitos base: IA, Machine Learning, Deep Learning e IA Generativa.
Exemplos práticos aplicados ao contexto desportivo.
Ferramentas acessíveis: ChatGPT, Power BI, Google Colab.
Exercício prático: interpretação de um dataset simples de jogo.
Fontes de dados: StatsBomb, InStat, Wyscout, GPS tracking.
Conceitos de estrutura de dados e tratamento básico.
Criação de dashboards (Power BI / Google Data Studio).
Exercício prático: gráficos de posse, zonas de ação e xG.
Aplicação da IA ao processo de observação de jogadores.
Modelos de performance e correlação com valor de mercado.
Ferramentas de apoio ao scouting (InStat Scout, Transfermarkt, scripts).
Exercício prático: seleção de reforços baseada em dados objetivos.
Uso de IA e sensores na análise de carga e fadiga.
Machine learning aplicado à prevenção de lesões.
Casos reais de clubes profissionais.
Exercício prático: análise de microciclo e recomendação de descanso.
Algoritmos preditivos para planeamento e logística.
IA na calendarização, viagens e otimização de recursos.
Construção de planeamento automatizado.
Exercício prático: mini-planeamento mensal com IA.
Segmentação de adeptos com IA e análise de sentimento.
Chatbots, CRM e personalização digital.
Criação de campanhas baseadas em dados comportamentais.
Exercício prático: campanha segmentada com outputs de IA.
Introdução a ferramentas generativas (Midjourney, ChatGPT, GenAI vídeo).
Produção de conteúdos visuais e textuais com IA.
Aplicações práticas em comunicação e design desportivo.
Exercício prático: criação de poster e copy promocional.
Trabalho em grupo com base em dados reais.
Três eixos possíveis:
Relatório de scouting com IA.
Campanha de marketing inteligente.
Análise de performance e prevenção de lesões.
Apresentação final com feedback individualizado.
BREVEMENTE!
INVESTIMENTO
€ 500,00
O valor do investimento pode ser liquidado em 2 ou 3 prestações.
Datas: 18, 19, 25 e 26 de abril de 2026
Duração total: 24 horas (3h por sessão)
Horário:
Sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00
Local: Porto (instalações a anunciar)
Inscrevendo-se num curso QUEST aceita automaticamente as seguintes as seguintes condições:
1. A sua inscrição só será válida após o pagamento. Caso haja um período promocional, não serão aceites pagamentos de pré-inscrições após a data limite previamente definida.
2. A seleção dos formandos dá-se por ordem de conclusão do processo de inscrição.
3. A ocorrência de qualquer evento QUEST está dependente do preenchimento de um número mínimo de vagas.
4. O evento está sujeito a alteração da data de realização. Caso aconteça e não tenha disponibilidade na nova data, ser-lhe-á atribuído um valor de crédito que pode ser aplicado em futuras formações (presenciais ou online).
5. A Quest não reembolsa o montante investido. Caso não tenha hipótese de comparecer, o valor ficará em crédito para uso no prazo de um ano a partir da data de início da formação.
6. As inscrições são limitadas ao número de vagas existente. Caso as mesmas já tenham sido preenchidas, a plataforma bloqueia automaticamente o acesso ao formulário.
7. O certificado de participação nas formações online será enviado até 2 dias úteis após a formação.
8. A atribuição de créditos para efeitos de renovação do TPTD é automática. No entanto, pode inserir manualmente o mesmo na plataforma PRODESPORTO.
9. Procederemos à recolha de imagens, vídeos e sons durante os eventos. As imagens ou vídeos serão sempre recolhidos no contexto global do evento e apenas divulgados para efeitos didáticos e promocionais futuros. Ao proceder à sua inscrição está a consentir que a QUEST recolha e divulgue registos de imagem e/ou vídeo em que eventualmente a sua imagem e voz poderá estar integrada no contexto geral do evento.
10. Não é permitido aos formandos proceder ao registo videográfico ou fonográfico dos eventos que comprometa a proteção da informação divulgada no evento.
11. Os conteúdos da formação são propriedade da QUEST, do formador e/ou do clube ao qual ele pertença. Sempre que possível, a QUEST irá disponibilizar a apresentação em PDF e/ou vídeos que possam ter sido apresentados durante a mesma.
12. A gravação de conteúdos protegidos é punível por lei e a QUEST reserva o direito de exigir em tribunal compensação pelos prejuízos causados.
13. Ao efetuar o registo, está automaticamente a aceitar receber por correio eletrónico novidades relativas a formações/eventos organizados pela QUEST.
Caso esteja interessado nesta formação
Somos a empresa líder em Portugal na criação e execução de formações de excelência para Recursos Humanos que trabalham ou pretendem trabalhar no Desporto.
Estamos acreditados pelo DGERT para dar formação, o que significa que os nossos processos de formação obedecem aos critérios exigidos pelo Estado.